A cidade de Cananéia localiza-se no complexo Estuário-Lagunar do Vale do Ribeira, na Região do Litoral Sul do estado de São Paulo. Foi fundada em 12 de agosto de 1531 e com uma região muito rica em biodiversidade com espécies endêmicas, animais marinhos, aves migratórias.

A região do Pólo Lagunar foi reconhecida pela Unesco, como Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, além de suas construções históricas do final século XVIII.

Então confira aqui algumas sugestões de passeios ambientais em Cananeia. Contamos com uma equipe altamente preparada e capacitada para você desfrutar deste paraiso ecológico no Litoral Sul de São Paulo.

Trekking na Trilha da Trincheira.

Após café da manhã, trekking na Trilha da Trincheira, percurso onde iremos observar a Mata de Restinga e encontrar comunidades caiçaras. Faremos paradas no caminho para observar vários botos e golfinhos. O final da trilha será na Ilha Comprida, onde vamos aproveitar a praia e relaxar. Retorno para pousada e noite livre. Cerca de dois quilômetros e meio de percurso até chegar na ponta sul da ilha; tendo um grau de dificuldade baixo por ser um caminho a princípio feito em mata aberta.

De barco para a Ilha do Cardoso.

Saída para Ilha do Cardoso, seguindo de barco/escuna onde será possível observar os botos cinzas, golfinhos , aves e a pesca de cerco. Ao chegar na Vila do Marujá, vamos conhecer o local, e iniciar a caminhada na praia. As trilhas são em meio Mata Atlântica até a Praia de Lajes. A Ilha possui 986 espécies de vegetais. Ipês, Palmeiras, Canelas, Jequitibá, Cedro, Caxeta e muitas outras arvores; Faremos um lanche no local. Retorno a Cananéia no final da tarde, havendo um tempo livre para ficar na cidade. Retorno para pousada e noite livre.

City Tour pela cidade de Cananeia com muitas histórias e estórias.

Após café da manhã, city tour pela cidade, onde iremos conhecer um pouco da história de Cananéia. Histórias e estórias desde 1502. Lendas, modo de vida da época, até a arquitetura e visualização da mesma durante esse passeio. Visita ao museu municipal onde se encontra exposto o segundo maior tubarão branco do mundo. Passeio ao Morro São João (vista panorâmica da cidade).

Após café da manhã, em plena Mata Atlântica na parte do continente,  passando pela vila do Itapitangui e a vila dos Mandiras, atravessaremos o riacho e seguiremos para a trilha que nos leva as Cachoeiras do Pitu, do Mandira e do Rio das Minas com queda de aprox. 20 mts, excelente para nadar.  Cachoeira do Pitu: grau de dificuldade baixo;   Pode - se fazer esse passeio de carro ou bicicleta.   É a mais conhecida e freqüentada pelos visitantes por ser a mais próxima na região aqui do Continente, cerca de apenas nove quilômetros de distância do bairro de Porto Cubatão. Acrescente a esse passeio a visita ao Sítio Bela Vista onde há um sistema de plantio praticamente artesanal do cultivo da banana chamado Agroflorestal. Outra opção é a pescaria de lambari. Cachoeira do Mandira: localizada em uma região de remanescentes quilombolas, e grandes fazendas de cultivo e beneficiamento de arroz. Até hoje ainda existe a comunidade dos mandiranos que ainda mantém alguns indícios de cultura afro em seu dia a dia. Fica cerca de treze quilômetros do bairro Porto Cubatão. Cachoeira do Rio das Minas: Fica a cerca de vinte dois quilômetros do Porto Cubatão. Apesar de ser a mais distante é a que tem a queda mais alta e que forma uma piscina natural encantadora. Retorno para pousada. Noite livre.

Em plena Mata Atlântica com muitas trilhas e cachoeiras.

PASSEIOS AMBIENTAIS EM CANANEIA

Image OMB

Conheça nossos passeios.

PROCURANDO POR PASSEIOS AMBIENTAIS?